domingo, 24 de janeiro de 2010

TÉCNICAS DO REIKI JAPONÊS


TÉCNICAS DO REIKI JAPONÊS

Nos últimos anos foram descobertos alguns fatos novos sobre o Reiki Usui que vieram nos dar uma compreensão mais clara da sua origem e, até mesmo, dos símbolos. O acesso aos manuais que o Sr. Usui e o Dr. Hayashi entregavam aos seus alunos, nos deu conhecimento sobre uma coleção de exercícios ensinados pelo Sr. Usui, que ele considerava imprescindível para a prática do Reiki.

a) A Meditação Gassho:

A “Meditação Gassho” era considerada pelo Sr. Usui o primeiro pilar do Reiki e ele a praticava duas vezes ao dia. No Memorial ao Sr. Usui encontra-se escrito “De manhã e de noite, sente-se na posição Gassho e repita essas palavras (os princípios do Reiki) em voz alta e no seu coração”.

Gassho significa “duas mãos se juntando”. Essa meditação especial nos sintoniza com o espírito do Reiki e faz parte das outras técnicas descobertas. Se realizada regularmente e diariamente, nos clareia a mente, desenvolve uma grande serenidade interna e fortalece a nossa própria energia de Reiki.

A Meditação Gassho deve ser praticada todos os dias, assim como, é aconselhável fazermos a meditação, pelo menos durante 1 minuto, antes de iniciarmos um tratamento de Reiki.

 

1-A meditação pode ser feita em pé ou sentada, durante 15 - 30 minutos.

2-Feche seus olhos e coloque suas mãos em posição de prece, com seus dedos apontados para cima e os polegares tocando o chacra cardíaco, no meio do seu peito.

3-Focalize toda a sua atenção no ponto onde seus dedos médios se encontram. O dedo médio é o segundo dedo após o polegar.

4-Se surgirem pensamentos, tome ciência deles e depois os coloque de lado, delicadamente. Volte sua atenção novamente no ponto onde os dedos médios se tocam.

5-Com a continuidade da prática, você vai descobrir que conseguirá manter sua atenção fixada nos dedos médios por um período de tempo cada vez mais longo, sem que apareça qualquer pensamento.

6-É importante aceitar o fato de que pensamentos vão surgir. Quando isso acontecer, não pense que você tenha cometido um erro, porque isso é completamente normal. Porém tão logo você sinta que está focalizando em algum pensamento, coloque-o de lado, e volte toda sua atenção novamente no ponto onde seus dedos médios se encontram.

7-Quando você tiver chegado ao fim dessa meditação, respire profundamente várias vezes, trazendo sua atenção para seus olhos, e abra-os lentamente.

b) Reiji-Ho:

Reiji significa “indicação do espírito” e ho “método”. Logo, Reiji-Ho pode ser traduzido como “método para indicação do poder Reiki”. Dr. Usuí o considerava o segundo pilar do Reiki, e ensinava seus alunos para realizarem antes da prática do Reiki. O Reiji-ho consiste em três pequenos rituais, que envolve o uso da meditação Gassho, uma pequena oração para o benefício do cliente e a focalização em nossa orientação intuitiva.

Leve as mãos em prece na altura do cardíaco, como na meditação Gassho, conectando-se com a energia do Reiki. Faça uma oração em agradecimento e peça mentalmente que o fluxo da energia Reiki se estabeleça em você. Visualize a energia entrando pelo seu chacra coronário, fundindo-se em seu cardíaco, espalhando pelos braços e saindo pelas mãos.

Coloque sua intenção na recuperação e cura do paciente, sem julgar ou influenciar com crenças e conceitos o que acredita ser melhor para o mesmo. Apenas intencione que o mesmo receba a cura necessária dentro do que é melhor para seu Eu Superior.

Leve as mãos para o terceiro olho e peça ao poder do Reiki que guie seu tratamento da melhor forma possível.

c) Joshin Kokyuu-Ho:

A respiração é considerada uma ponte entre o corpo e a consciência. Todas as tradições esotéricas dão à respiração um significado especial.

Sr. Usui ensinava aos seus alunos uma técnica de respiração chamada Joshin Kokyuu-Ho, que pode ser traduzida como “Respiração para limpeza do espírito”. A orientação do Sr. Usui era para que fosse realizada durante as aplicações de Reiki e no próprio dia a dia. Esta respiração auxilia a manter o centramento e a atenção durante a aplicação do Reiki, mantendo a mente limpa e tranqüila, ao mesmo tempo que auxilia também na purificação das energias negativas que estão sendo expurgadas.

Mantendo a coluna ereta, inspire profundamente e bem devagar pelo nariz. Imagine que você inspira pelo nariz não apenas ar, mas também energia Reiki pelo chacra coronário, que se expande através do Sushumna para todo o seu corpo. Durante esta respiração, sinta como todo seu corpo se enche de energia. Sinta também a energia fluindo pelas suas mãos.