domingo, 24 de janeiro de 2010

Terapia de Reiki para Crianças


Terapia de Reiki para Crianças

Trazida para o Ocidente proveniente do Japão, o Dr Mikao Usui começou a usar esta técnica de cura. A palavra Reiki já existia e significa Rei = energia Universal e Ki = energia vital.

Nesta terapia a energia utilizada não é a do terapeuta, mas a energia do Amor, a mais poderosa vibração energética capaz de criar e de fluir através de todos os seres.

É uma energia inteligente, poderosa e subtil que se adapta ao receptor, e tem a capacidade de actuar onde é necessário ao nível não só do corpo físico, mas de todos os outros corpos e dimensões e que pode ser transmitida a adultos e crianças, trazendo-lhes cura, tranquilidade, bem-estar físico e emocional.

Reiki ajuda as nossas crianças a superar os seus desafios e a crescer de forma saudável, pois não devemos pensar que o facto de mudarmos a criança de escola, de turma, de professores, da casa do "pai" ou da "mãe" é suficiente para o seu equilíbrio, muitas vezes apenas adiamos o seu sofrimento.

As nossas crianças são sem dúvida o futuro do nosso Planeta e da nossa existência e tal como todos nós temos consciência que sentimos cada vez mais a necessidade de estarmos bem connosco próprios, também as crianças sentem o mesmo e necessitam renovar a sua energia para viverem com mais paz e harmonia.

Fonte: Fundação Casa Índigo


OS NÁDIS


OS NÁDIS

Os nádis representam um tipo de artéria etérica.”Nádi” (sânscrito),significa tubo, vaso ou veia. Sua tarefa é a de conduzir o prana, ou energia vital, através do sistema de energia etérica. È através dos chacras, que os nádis de um corpo de energia ligam-se aos nádis do corpo energético vizinho.



Os principais canais de energia são o Sushumna, o Ida e o Pingala, de acordo com a nomeclatura da fisiologia energética hindu.

O Sushumna corre entre o chacra da raiz e o chacra coronário e a ele estão ligados todos os centros de energia. Através do canal Sushumna, flui a energia Kundalini, cuja entrada se faz através do chacra básico. Esta energia representa a energia cósmica criadora.É uma energia que alimenta energeticamente os chacras, integrando as forçasdos diversos planos energéticos para uma maior realização do ser.

Além de Sushumna existem dois outros canais de energia, Ida e Pingala, que desempenham um papel bastante importante no sistema energético. Permitem através da respiração, a captação da energia prânica ou energia vital que está no ar. O Pingala funciona como condutor da energia solar, plena de incandescência e de estímulo. Esse canal começa no lado direto do chacra da raiz, e termina na parte superior da narina direita. Ida é o portador da energia lunar, refrescante e tranquilizadora. Esse canal começa no lado esquerdo do chacra da raiz e termina na narina esquerda. No seu caminho, do centro da raiz até o nariz, os dois nádis se enrolam do Sushumna.

Sushumna, Ida e Pingala representam os três canais principais no sistema energético do homem, no qual os chacras agem como estações receptadoras, transformadoras e distribuidoras das diversas freqüências do prana. Eles absorvem energias vitais dos corpos etéricos do homem, do seu meio ambiente, do cosmos e das fontes básicas de toda e qualquer manifestação, diretamente ou através dos nádis, transformam-nas em freqüências necessárias aos mais variados setores do corpo físico, ou dos corpos etéricos, para sua manutenção e desenvolvimento, e transferem-nas, por sua vez, através dos canais energéticos, a esses corpos. Além disso, irradiam energias através do meio ambiente. Por meio desse sistema energético, o homem é envolvido num intercâmbio com as forças em ação nos mais variados planos de existência do seu meio ambiente, do universo e da base da Criação.

O Ida e o Pingala regem, ao nível físico, as respostas do sistema nervoso simpático e do parassimpático.

O Reiki por ser uma energia de freqüência elevada, atinge os estados dimensionais superiores, sendo um instrumento de cura, transformação e crescimento do ser.


TÉCNICAS DO REIKI JAPONÊS


TÉCNICAS DO REIKI JAPONÊS

Nos últimos anos foram descobertos alguns fatos novos sobre o Reiki Usui que vieram nos dar uma compreensão mais clara da sua origem e, até mesmo, dos símbolos. O acesso aos manuais que o Sr. Usui e o Dr. Hayashi entregavam aos seus alunos, nos deu conhecimento sobre uma coleção de exercícios ensinados pelo Sr. Usui, que ele considerava imprescindível para a prática do Reiki.

a) A Meditação Gassho:

A “Meditação Gassho” era considerada pelo Sr. Usui o primeiro pilar do Reiki e ele a praticava duas vezes ao dia. No Memorial ao Sr. Usui encontra-se escrito “De manhã e de noite, sente-se na posição Gassho e repita essas palavras (os princípios do Reiki) em voz alta e no seu coração”.

Gassho significa “duas mãos se juntando”. Essa meditação especial nos sintoniza com o espírito do Reiki e faz parte das outras técnicas descobertas. Se realizada regularmente e diariamente, nos clareia a mente, desenvolve uma grande serenidade interna e fortalece a nossa própria energia de Reiki.

A Meditação Gassho deve ser praticada todos os dias, assim como, é aconselhável fazermos a meditação, pelo menos durante 1 minuto, antes de iniciarmos um tratamento de Reiki.

 

1-A meditação pode ser feita em pé ou sentada, durante 15 - 30 minutos.

2-Feche seus olhos e coloque suas mãos em posição de prece, com seus dedos apontados para cima e os polegares tocando o chacra cardíaco, no meio do seu peito.

3-Focalize toda a sua atenção no ponto onde seus dedos médios se encontram. O dedo médio é o segundo dedo após o polegar.

4-Se surgirem pensamentos, tome ciência deles e depois os coloque de lado, delicadamente. Volte sua atenção novamente no ponto onde os dedos médios se tocam.

5-Com a continuidade da prática, você vai descobrir que conseguirá manter sua atenção fixada nos dedos médios por um período de tempo cada vez mais longo, sem que apareça qualquer pensamento.

6-É importante aceitar o fato de que pensamentos vão surgir. Quando isso acontecer, não pense que você tenha cometido um erro, porque isso é completamente normal. Porém tão logo você sinta que está focalizando em algum pensamento, coloque-o de lado, e volte toda sua atenção novamente no ponto onde seus dedos médios se encontram.

7-Quando você tiver chegado ao fim dessa meditação, respire profundamente várias vezes, trazendo sua atenção para seus olhos, e abra-os lentamente.

b) Reiji-Ho:

Reiji significa “indicação do espírito” e ho “método”. Logo, Reiji-Ho pode ser traduzido como “método para indicação do poder Reiki”. Dr. Usuí o considerava o segundo pilar do Reiki, e ensinava seus alunos para realizarem antes da prática do Reiki. O Reiji-ho consiste em três pequenos rituais, que envolve o uso da meditação Gassho, uma pequena oração para o benefício do cliente e a focalização em nossa orientação intuitiva.

Leve as mãos em prece na altura do cardíaco, como na meditação Gassho, conectando-se com a energia do Reiki. Faça uma oração em agradecimento e peça mentalmente que o fluxo da energia Reiki se estabeleça em você. Visualize a energia entrando pelo seu chacra coronário, fundindo-se em seu cardíaco, espalhando pelos braços e saindo pelas mãos.

Coloque sua intenção na recuperação e cura do paciente, sem julgar ou influenciar com crenças e conceitos o que acredita ser melhor para o mesmo. Apenas intencione que o mesmo receba a cura necessária dentro do que é melhor para seu Eu Superior.

Leve as mãos para o terceiro olho e peça ao poder do Reiki que guie seu tratamento da melhor forma possível.

c) Joshin Kokyuu-Ho:

A respiração é considerada uma ponte entre o corpo e a consciência. Todas as tradições esotéricas dão à respiração um significado especial.

Sr. Usui ensinava aos seus alunos uma técnica de respiração chamada Joshin Kokyuu-Ho, que pode ser traduzida como “Respiração para limpeza do espírito”. A orientação do Sr. Usui era para que fosse realizada durante as aplicações de Reiki e no próprio dia a dia. Esta respiração auxilia a manter o centramento e a atenção durante a aplicação do Reiki, mantendo a mente limpa e tranqüila, ao mesmo tempo que auxilia também na purificação das energias negativas que estão sendo expurgadas.

Mantendo a coluna ereta, inspire profundamente e bem devagar pelo nariz. Imagine que você inspira pelo nariz não apenas ar, mas também energia Reiki pelo chacra coronário, que se expande através do Sushumna para todo o seu corpo. Durante esta respiração, sinta como todo seu corpo se enche de energia. Sinta também a energia fluindo pelas suas mãos.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

EQUILIBRANDO MENTE, CORPO E ALMA


Devemos repeti-los diariamente, segundo Mikau Usui:
“Não se zangue hoje.
Não se preocupe hoje.
Seja grato hoje.
Trabalhe arduamente hoje.
Seja bom para os outros hoje.”

Porque hoje?

Porque estamos vivendo hoje, e se nos preocuparmos com o dia que estamos vivendo, automaticamente iremos conduzir os outros para a mesma freqüência. Você sabe que somente você faz dos seus dias um paraíso, ou não. Então o que você precisa é parar, pensar e focar uma atenção organizada para sua vida.

Sentem-se em silêncio todas as manhãs e todas as noites. Faça sua meditação, ou aprenda uma meditação bem simples e prática para poder fazer em pouco tempo, só para não ter desculpa de não ter tempo para realizar este ritual.

Lembre-se, você não está apenas curando doenças, equilibrando suas energias, energizando seus chakras, mas curando a Terra como um todo. Porque se todos praticarem meditação, além de ser particular, passaremos a energizar o planeta também, como já fazem os Monges.

Para você amar todos e tudo, primeiro você precisa se amar! Cuide-se!

Fonte: Magia Zen



sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

UM ANO DOURADO 2010


REFLEXÃO

"Não critique!
Procure antes colaborar com todos, sem fazer críticas.

A crítica fere, e ninguém gosta de ser ferido. E a criatura que gosta de criticar, aos poucos, se vê isolada de todos.

Se vir alguma coisa errada, fale com amor e carinho, procurando ajudar.

Mas, sobretudo, procure corrigir os outros, através de seu próprio exemplo".